Hospital - Santa Casa de Araraquara

 

HOSPITAL

Sobre a Santa Casa

Sobre a Santa Casa


O prdio da fachada da Santa Casa como a conhecemos hoje, com entrada pela Rua Voluntrios da Ptria, iniciou sua construo no ano de 1929.

O prdio da fachada da Santa Casa como a conhecemos hoje, com entrada pela Rua Voluntrios da Ptria, iniciou sua construo no ano de 1929.


A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara é uma instituição privada sem fins lucrativos, inaugurada em 25 de fevereiro de 1902 pelo Coronel João Almeida Leite Moraes. Está localizada na Região Central do Estado de São Paulo, no município de Araraquara.

Em 1927, o engenheiro Alexandre Ribeiro Marcondes Machado apresenta a planta para construção do prédio que daria as feições definitivas ao hospital. As acomodações físicas cresceriam muito na segunda metade do século, seus equipamentos e serviços prestados acompanhariam de perto os grandes avanços da medicina pós-guerra.

Até 1930, foi o único hospital que serviu a população da cidade e, desde aquela época a comunidade, já muito ativa, trabalhava ações em prol da Santa Casa. Os nossos livros registram doações de rendas de espetáculos, latas de banha, toalhas de cerâmica, cachos de banana, feijão, arroz, ovos, leitoa, etc - o que demonstra o grande envolvimento da população na manutenção desta casa de saúde. Além da mobilização da sociedade, os médicos também contribuíam com instrumental e arsenal cirúrgico.

Com um posicionamento consolidado de atendimento construído ao longo dos 118 anos de sua trajetória, a Santa Casa de Araraquara busca pela profissionalização, investimentos em infraestrutura e melhoria de seus processos organizacionais, com foco na Sustentabilidade.

Desde 2016, com recursos do Programa Santas Casas SUStentáveis, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, vem realizando um amplo trabalho de obras de melhoria de sua infraestrutura física. Estes projetos e obras visaram, não só a modernização e manutenção dos edifícios, mas resolveram questões importantes como as suas circulações e fluxos internos.

Os projetos atenderam plenamente os conceitos de acolhimento, de humanização e regulamentações técnicas, gerando nova dinâmica interna ao complexo hospitalar mais adequada às exigências.

Reconhecida três vezes consecutivas pelo Great Place To Work (GPTW), em 2015, 2016 e em 2018, como uma das melhores empresas para trabalhar em Ribeirão Preto, Araraquara e região. Para a atual diretoria do hospital, a Santa Casa é um patrimônio afetivo de Araraquara, com uma história centenária, que pertence à sociedade.

Em 2017, o hospital se torna totalmente integrado pelo SOUL MV Hospitalar, investe em sistema integrado para o gerenciamento de informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, proporcionando uma visão global da instituição e garantindo a segurança aos dados e informações geradas no hospital. A Santa Casa de Araraquara é o primeiro hospital filantrópico do Brasil a ter seu banco de dados hospedado na nuvem.

Em parceria com o IQG, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara encontra-se em processo de validação de seus fluxos e rotinas, visando o selo de acreditação QMENTUM, que certifica a qualidade de seus serviços de saúde com foco na Segurança do Paciente, em busca do aprimoramento de processos e o alcance da excelência.

 

Quem somos

A Santa Casa de Araraquara é referência de atendimento para 24 municípios da região central do Estado de São Paulo, ultrapassando 900mil habitantes referenciados em atendimento de urgência e de alta complexidade em Oncologia, Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista, Cirurgia vascular e endovascular, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia, Ortopedia nos segmentos de joelho, ombro, quadril, e mão. Também é referência em oftalmologia e bucomaxilo, em má formação palato e labial, em transplante de córnea/esclera, busca ativa de órgãos, banco de tecidos oculares humanos.

Atualmente o hospital conta com 174 leitos ativos, sendo 18 de UTI Adulto. O hospital é considerado referência regional para o SUS (Sistema Único de Saúde), destinando 90% de seu atendimento mensal.

 

Missão

Promover cuidado humanizado em saúde a todos com excelência e sustentabilidade, valorizando a vida, desenvolvendo o ensino e pesquisa, integrados com a comunidade.

Visão

Ser referência como um complexo hospitalar de excelência na assistência em média e alta complexidade, no ensino e pesquisa, através de uma gestão profissional e da qualificação dos seus colaboradores.

Valores

Compromisso com o Cliente Interno e Externo;

Humanização;

Valorização dos Profissionais;

Ética;

Transparência;

Qualidade;

Inovação;

Voluntariado;

Sustentabilidade Econômica e Sócio Ambiental;

Eficiência.

 

Centro de Ensino e Pesquisa

Em 13 de Abril de 2011 passou por avaliação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para certificação como Hospital de Ensino. Em 19 de Maio de 2011,recebe o credenciamento pela Portaria Interministerial nº 1.166, de 19 de maio de 2011, mantendo-a desde então.

Diante da abrangência que a educação tem no hospital, a nomenclatura do setor Hospital de Ensino passa a ser denominada Centro de Ensino e Pesquisa.

 

Hotelaria

A nossa Hotelaria é dividida entre alas destinadas ao SUS (04) e aos convênios (01).

Para atendimento do SUS, são destinados 114 leitos em 04 enfermarias divididas para atendimento clínico e cirúrgico, que contam com camas com comando eletrônico, poltronas de descanso, mesas para refeição e TVs de LED com canais a cabo.

Já a enfermaria para atendimento de convênios conta com 42 leitos em quartos confortáveis e espaçosos, que possuem camas Fowler com comando eletrônico, poltronas de descanso, mesas para refeição, cortinas blecaute, TVs de LED com canais a cabo, ar-condicionado e frigobar individual.

Em meados de Março de 2020, com o decreto nacional da pandemia da COVID-19, foi preciso reorganizar o setor de hotelaria, de maneira ágil e eficaz. Elegeu-se uma unidade assistencial específica ao atendimento dos pacientes suspeitos e confirmados da doença, garantindo qualidade e segurança na assistência prestada. Essa unidade foi nomeada de “Unidade Respiratória”, seguindo os critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde), com perfil de unidade de internação com 12 leitos e terapia intensiva para Adultos com 10 leitos.

 

Centro Cirúrgico

Nosso Centro Cirúrgico passou por reestruturação e melhorias de condições para profissionais e pacientes, o número de salas aumentou de 06 para 09, com uma sala de recuperação com 08 leitos.

O setor possui 01 sala adaptada para procedimentos ambulatoriais, especialidades e situações diversas, 01 sala exclusiva para neurologia, 01 para ortopedia, 01 para cirurgia geral, 01 para cardiovascular e 01 para oftalmologia.

 

Centro de Imagem

Um dos mais modernos do interior do estado de São Paulo, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da Santa Casa de Araraquara se destaca pela sofisticação de seus equipamentos. A alta definição das imagens e a apurada leitura dos profissionais especializados geram diagnósticos precisos.

Tem capacidade para realizar 140 mil exames por ano, ocentrooferta apoio diagnóstico como Ressonância Núcleo Magnética (equipamento de 1,5T), Angiorressonância, Tomografia Computadorizada (equipamento de 128 canais), Angiotomografia, Radiologia simples e contrastada (Raios-X fixo e telecomandado), Ultrassonografia geral, Ultrassonografia com Doppler, Ultrassonografia obstétrica/morfológica, Ecocardiograma, e Biopsias.

 

Clínica Santa Casa

Em 09 de Novembro de 2019, é inaugurada a Clínica Santa Casa, localizada na Rua Voluntários da Pátria, com o objetivo de proporcionar à cidade de Araraquara e região o atendimento em consultas, apoio diagnóstico e procedimentos com preços acessíveis em diversas especialidades.

Conta com um quadro de profissionais talentosos - alguns destes são especialistas em áreas que, por vezes, se tornam de difícil acesso ao paciente. As especialidades: Clínico geral, Cirurgia geral, Vascular, Cardiologia, Urologia, Ginecologia, Hematologia, Pneumologia, Alergologia, Infectologia, Pediatria, Medicina de Família, Geriatria, Ortopedia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outras.

O atendimento é humanizado e integral, entregando ao paciente a agilidade esperada para agendamento de exames, procedimentos e consultas de retorno. Os exames são agendados diretamente pela equipe da Clínica Santa Casa, e realizados através do Hospital.

 

Hospital de Câncer de Araraquara

Em 24 de Setembro de 2020, a Santa Casa recebe o novo Acelerador Linear.

O equipamento incorpora um novo tipo de tratamento através da radioterapia com elétrons e oferece aumento significativo na qualidade do tratamento aos pacientes, ampliação para tratamento de outros tipos de cânceres que não são realizados pelo equipamento antigo e aumento da capacidade de tratar um número maior de pacientes.

O hospital foi contemplado com este equipamento através do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde - programa que visa ampliar a modernização de parques tecnológicos a partir da transferência de tecnologia em radioterapia.

Para receber o equipamento, a Santa Casa investiu na construção do novo prédio da radioterapia e da nova casamata (bunker), onde é instalado o novo acelerador linear.

No Brasil, apenas metade dos pacientes com indicação realizam a Radioterapia no SUS. Isto é devido às longas distâncias e ao longo tempo para o acesso à Radioterapia.

O Hospital de Câncer de Araraquara é mais uma vitória para a população de Araraquara e região, em tempo de espera de tratamento, qualidade, acolhimento, conforto e comodidade.

A aquisição marca a passagem da instituição para o Hospital de Câncer de Araraquara, e tem como missão a prevenção, o controle e o combate ao câncer.

 

Campanhas para Captação de Recursos

A Santa Casa de Araraquara lança quatro campanhas de captação de recursos para reforçar sua sustentabilidade operacional-financeira. São arrecadadas doações com as seguintes campanhas:

 

01) Hospital de Câncer de Araraquara - campanha de captação para doações em benefício ao Hospital de Câncer de Araraquara. Dados abaixo:

Banco Caixa Econômica Federal

Agência: 4282

Conta corrente: 180-5

CNPJ: 43.964.931/0001-12

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara

 

02) #EspalhandoSolidariedade - uma campanha de captação destinada para a obtenção de recursos financeiros e produtos para o enfretamento à covid-19. Dados abaixo:

Banco Caixa Econômica Federal

Agência: 4282

Conta corrente: 163-5

CNPJ: 43.964.931/0001-12

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara

 

03) Doação dos cupons da Nota Fiscal Paulista – como ajudar?

Cadastro para doação automática:

- Entrar no site (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/)

- Clicar em “Acesso ao Sistema”: Se você ainda não tem cadastro, basta fazê-lo. É muito rápido. Se você já é cadastrado, entre na sua página com CPF e senha;

- Siga para Entidades>Doação de Cupons com CPF (automática)”, em seguida, clique em “Pesquisar”;

- Selecione a opção “Por município/Razão Social/Área de Atuação”. E selecione: “Atuação: Saúde”, “Município: Araraquara”. E em “Razão Social”, digite “Santa Casa”. Depois clique no botão “Pesquisar”;

- Na sequência, selecione “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara”, clique em “Voltar” e confirme a sua doação automática!

 

04) Parceria com a CPFL para contribuições através da conta de energia elétrica – veja como é fácil fazer a sua doação:

- Acesse CPFL.com.br ou APP CPFL Energia;

- Siga para Serviços Online>Outros>Serviços>Doações;

- Preencha o formulário online;

- Confirme a doação com aceite online no Termo de Doação.

 

Contatos do setor de Captação de Recursos: (16) 3303-2986 | (16) 99132-5868. 



ACESSO RÁPIDO