Assistência Social. Alta Responsável.

13-11-2020

Na última segunda-feira (09/11), o Serviço Social da Santa Casa de Araraquara e a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara se reuniram para compartilhar processos de trabalho e pactuar acordos.

Diante da crise econômica, agravada pelo Covid-19, o número de famílias solicitantes à justiça por institucionalização do paciente internado aumentou consideravelmente. O que impacta em internação social, acarreta custos desnecessários ao SUS e impede a liberação de leitos de enfermaria para pacientes que precisam de cuidados de saúde, bem como acresce o alto risco de infecção hospitalar.

Durante a reunião, foi possível confirmar as fragilidades legais não contempladas pelas medidas atuais de proteção social. Como, por exemplo, para pacientes fora de situação de rua, com menos de 60 anos, de extrema fragilidade familiar e em dependência de cuidados para alta hospitalar.

Este encontro reforçou, ainda, a importância da articulação da rede de cuidados na Alta Responsável: CRAS, CREAS e Santa Casa. As partes pactuaram acordos que devem melhorar a comunicação em desospitalizações complexas e que envolvem fragilidade social.

Na reunião, estavam presentes as Assistentes Sociais da Santa Casa de Araraquara, Heloisa Turioni, Izabela Lariu e Wendy de Brito, e sua Coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Priscila Lopez; a Gerente de Proteção Básica, Giovana Perez de Arruda, e a Gerente de Proteção Especial, Ana Cassia Volpe.