Doação de Órgãos. Doação de vida.

12-11-2020

Um processo complexo, delicado e que depende da confiança da população em um ato de amor e solidariedade.

A tarde desta quinta-feira (12) é comovente para a Santa Casa de Araraquara e para a família de um de nossos pacientes. Em um nobre gesto de amor, depois de receber a confirmação de morte cerebral de seu ente querido, a família autoriza a doação de órgãos e concede outra chance de vida para seis famílias.

Por uma emocionante coincidência do destino, hoje é aniversário do doador e é ele quem nos presenteia. Matheus, sua vida será comemorada muitas vezes, e, especialmente hoje, sua vida é também homenageada pela Santa Casa de Araraquara.

Existe uma equipe responsável pela captação de cada órgão. Elas estão alinhadas com o processo de transplante dos pacientes que irão receber a doação e são acionadas para realizarem a captação.

Neste momento, é realizada a captação de pulmão pela equipe do Hospital Israelita Albert Einsten; fígado e pâncreas, pela equipe do Hospital Bandeirantes de São Paulo; rins, pela equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; ossos, pela equipe do Banco de Ossos de Marília; e, pela equipe da Santa Casa de Araraquara, é realizada a captação de córneas, pela enfermeira Marcela Bonani.