A SOLIDARIEDADE CORRE EM NOSSAS VEIAS

04-11-2020

Durante a pandemia, foram registradas baixas consideráveis no estoque de sangue da região, gerando o alto risco de desabastecimento. Por isso, a Santa Casa e o Hemonúcleo de Araraquara estão juntos em campanha de incentivo para a doação de sangue.

Buscamos fortalecer o hábito da doação durante este período e alcançar um maior número de corações solidários para apoiar esta ação.

O Hemonúcleo de Araraquara adotou medidas específicas para garantir a segurança dos doadores. Quais são elas?

1) Atendimento via agendamento:

Horários para agendamento: 07h10 às 11h20 e 14h00 às 14h45

Telefone: (16) 3301-6102 – este número é também whatsApp!

2) O processo dura cerca de 01 hora, e são atendidos 10 pacientes por hora;

3) Os candidatos a doação não devem trazer acompanhantes;

4) Estará inapto, por 14 dias, o candidato a doação que viajar para áreas consideradas endêmicas;

5) Estará inapto, por 14 dias, o candidato a doação que apresentar sintomas gripais acompanhados de febre ou em contato com indivíduos que apresentaram estes sintomas;

6) Estará inapto, por 30 dias, o candidato a doação que for infectado pelo vírus SARS, MERS, H1N1 e/ou Covid-19;

7) Estará inapto, por 02 dias, o candidato que tomar vacina para INFLUENZA em postos de saúde  e, por 30 dias, para quem tomá-la em instituições particulares.

Fui infectado pela Covid-19, posso doar? Sim!

Quem já contraiu a Covid-19 desenvolve anticorpos no plasma, a parte líquida do sangue, a qual pode ser útil para auxiliar a recuperação de pessoas com formas graves da doença. Assim como também é possível realizar a doação de sangue comum.

Quem pode doar o plasma?

- Pessoas entre 18 e 55 anos de idade;

- Pesar no mínimo 60 kg;

- Se mulher, não ter histórico de gestações;

- Ter diagnóstico laboratorial de PCR-RT confirmado da infecção;

- Não ter sintomas da Covid-19 a, pelo menos, 30 dias;

- Não ter manifestado choque séptico, parada cardíaca e/ou entubação traqueal/respiratória em função da Covid-19.

Não me encaixo na doação de plasma, posso realizar a doação de sangue comum?

- Deve estar entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos;

- Pesar acima de 50 kg;

- Estar em boas condições de saúde – Entrar em contato caso faça uso regular de algum medicamento;

- Estar sem sintomas de Covid-19 a, pelo menos, 30 dias;

Compartilhe essa idéia com amigos e familiares! Todo gesto de solidariedade pode salvar vidas!

Entre em contato e tire suas dúvidas: (16) 3301-6102.