Hospital - Santa Casa de Araraquara

 

HOSPITAL

Notícias

A Santa Casa de Araraquara recebe nesta quinta-feira (24) o novo Acelerador Linear para aprimorar o tratamento de câncer na região e institui o Hospital de Câncer de Araraquara

23-09-2020




Novo acelerador protege tecidos saudáveis durante as sessões de radioterapia; chegada do equipamento em carreata marca inauguração do Hospital de Câncer, lançado pela Santa Casa com o apoio da sociedade

 

Com atenção ao crescimento do câncer no país e na região, a Santa Casa de Araraquara, que já é o hospital de referência e atende a 23 cidades, está em processo de implementação do Hospital de Câncer de Araraquara e contará com o apoio de toda a sociedade para o sucesso deste novo projeto.

São atendidos aqui anualmente cerca de 15.000 consultas oncológicas, 11.000 sessões de quimioterapia, e 14.000 sessões de radioterapia. E, dentre os principais tipos de cânceres tratados estão o câncer de mama, de próstata, pulmão, intestino, cabeça e pescoço.

O equipamento para Radioterapia em funcionamento é antigo e, durante o curso de 20 anos de funcionamento, gerou o impacto de, aproximadamente, 60 pacientes atendidos por dia e de 14.000 pacientes que passam em atendimento por ano.

O Hospital de Câncer de Araraquara terá como missão: a prevenção, o controle e o combate ao câncer.

O equipamento, que incorpora um novo tipo de tratamento através da radioterapia com elétrons, chega nesta quinta-feira às 08h00 - Acelerador Linear Clinac CX – oferecerá aumento significativo na qualidade do tratamento aos pacientes, ampliação para tratamento de outros tipos de cânceres que não são realizados pelo equipamento atual e aumento da capacidade de tratar um número maior de pacientes.

A Santa Casa foi contemplada com o equipamento através do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. O programa visa ampliar a modernização de parques tecnológicos a partir da transferência de tecnologia em radioterapia. Enquanto o equipamento novo não chegava, a Santa Casa deu início a estruturação física e estruturação dos fluxos do serviço.

Foi necessário forte investimento na construção do novo prédio da radioterapia e da nova casamata (bunker), onde será instalado o novo acelerador linear.

Isto só foi possível porque a Santa Casa contou com o valoroso apoio e parceria da Lupo, que investiu recursos na construção do novo prédio que será entregue para combater e tratar o câncer em Araraquara e região.

A montagem do equipamento dará início logo na entrega, porém, passará por um complexo cronograma de montagem, instalação e validação por cerca de seis meses, com previsão de início da operação em março/2021, período que se fará necessário investir U$ 350 mil dólares para o upgrade do equipamento. Estas melhorias permitem a utilização de outros recursos disponíveis pelo Clinac CX.

Por este motivo, a Santa Casa encabeça nova campanha de arrecadação para doações em benefício do Hospital de Câncer de Araraquara. As doações, independentemente do valor, podem ser feitas para:

 

Banco Caixa Econômica Federal

Agência: 4282

Conta corrente: 180-5

CNPJ: 43.964.931/0001-12

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara

 

“No Brasil, apenas metade dos pacientes com indicação realizam a Radioterapia no SUS. Isto é devido às longas distâncias e ao longo tempo para o acesso à Radioterapia. O Hospital de Câncer de Araraquara é mais uma vitória para a população de Araraquara e região, em tempo de espera de tratamento, qualidade, acolhimento, conforto e comodidade”, complementa Rogério Bartkevicius – Diretor Geral da Santa Casa de Araraquara.


CARREATA

O novo Acelerador Linear sairá da Ac. Eng. Heitor de Souza Pinheiro, na altura da Av. Rodrigo Fernando Grillo (em frente à Toyota), nesta quinta-feira (24/9), às 7h30, com destino à Nova Radioterapia do hospital. Na carreata, estarão presentes a diretoria, gestores e colaboradores da Santa Casa e autoridades. Todos estão convidados a participar desta vitória!

 

Valter Curi Rodrigues | Provedor

Rogério Bartkevicius | Diretor Geral

Janine Hallwass | Comunicação



ACESSO RÁPIDO