Avaliação de parâmetros nutricionais de pacientes em tratamento oncológico em uso de suplemento especializado

22-06-2020

Essa matéria é o desfecho de um estudo com duração de dois anos e que teve a contribuição de dados de pacientes oncológicos da Santa Casa de Araraquara na intenção de beneficiá-los. Por ser um estudo multicêntrico, também foram coletados dados do Instituto Ribeirãopretano de Combate ao Câncer e da Santa Casa de Passos.

Além das manifestações emocionais mais comuns, como ansiedade e pensamentos negativos, o paciente oncológico também perde muita massa corporal devido aos procedimentos que alteram o seu metabolismo. A preocupação está na contínua perda, que pode resultar em desnutrição e diminuição da tolerância aos tratamentos.

Os pacientes elegíveis e que seguiam o critério de inclusão, perfil de necessidade de ganho de massa, foram convidados, assinaram termo de consentimento, além de receberem um cardápio especial com a introdução de suplemento e acompanhamento nutricional. Todos demonstraram relevância clínica e poucos apresentaram náuseas, possivelmente causadas pelo procedimento de quimioterapia, que já faz parte de seu tratamento habitual.

O estudo buscou coletar dados de eficácia, tolerância, segurança e demais aspectos sobre o suplemento nutricional com base proteica, conhecer o seu real auxílio à alimentação e se traria efeitos colaterais.

Dos profissionais da saúde da Santa Casa de Araraquara que contribuíram para o estudo estão a Doutora Raquel Pedro Moreira, oncologista e investigadora principal do projeto, convidada pelo Doutor Adilson A. Faccio, idealizador do projeto, e a então nutricionista do hospital, Fernanda Lorenzoni, sub-investigadora no estudo.

O estudo interno recebeu a aprovação da Provedoria e Diretoria da Santa Casa de Araraquara para que os dados coletados fossem submetidos à análise, além da validação pelo Comitê de Ética (Uniara). Durante o plano, houve monitoria periódica e a provisão do suplemento nutricional IMMAX foi realizada pela Prodiet.

O material também foi apresentado na revista internacional Nutrition and Cancer (https://doi.org/10.1080/01635581.2020.1758170). Atualmente, já são discutidos novos projetos, como o estudo com pacientes oncológicos que fazem uso de sonda nasoenteral, com apoio de exames de imagem (tomografia).

Acesse o estudo completo através do link: http://www.santacasaararaquara.com.br/docs/jornal_onco.pdf