Dia Mundial do Rim

12-03-2020

O Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 12 de março, é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a doença renal crônica e a importância de sua prevenção.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem doenças renais de várias causas. Tanto a doença renal crônica quanto a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbidade e mortalidade e costumam ser mais comuns nos grupos de risco, que incluem pessoas com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças autoimunes ou histórico familiar de doenças renais.

A doença renal crónica evolui, na maior parte das vezes, sem sintomas associados. Muitas vezes os sintomas só surgem quando os rins já perderam 90% da função – por isso é considerada uma doença silenciosa e exige precauções.

O médico nefrologista da Santa Casa, Doutor Henrique Carrascosa, explica como prevenir a doença renal crônica. “O ideal é que todas as pessoas colham o exame de creatinina em suas rotinas de consultas médicas. Se o exame apresentar alteração, o médico consegue detectar a doença em uma fase em que o paciente ainda não apresenta sintomas. Com isso, dá pra tomar algumas medidas para tentar reverter o caso. Além da creatinina, exames de urina simples também podem identificar alterações”, enfatiza.

Tags: rim; doença renal crônica; creatinina