Setembro Verde: mês de sensibilização à doação de órgãos e tecidos

27-09-2019

O Setembro Verde, realizado em todo país, é o mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos. Ao longo de todo o mês, acontecem ações para conscientizar a população sobre a importância dessa ação.

Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação.

Quando a morte cerebral acontece, há perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida. Com isso, o indivíduo pode ser um potencial doador de córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas entre outros órgãos e tecidos. Os órgãos são retirados e utilizados para transplante. Ou seja, um único doador pode salvar cerca de oito vidas.

Dados de doação nacional

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país é o segundo maior transplantador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) de 2018, o índice de recusa familiar na hora de doar os órgãos dos pacientes já falecidos chega a 43% no país. Em São Paulo, o percentual é de 36%.

Ainda existe muita resistência das famílias em aceitarem a morte cerebral do familiar. Por isso, é preciso investir em campanhas de conscientização que incentivem a doação de órgãos além de dedicar mais recursos para centros cirúrgicos com esta especialidade pelo Brasil.

Cenário da doação de órgãos na Santa Casa de Araraquara

De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes (SET) da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, a Santa Casa de Araraquara está em primeiro lugar no número de captações de órgãos e tecidos no ranking de hospitais que respondem para a Organização de Procura de Órgãos da regional de Ribeirão Preto (OPO-RP). A lista do Estado conta com 17 hospitais de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos.