GOMAH para médicos tem saldo positivo

29-03-2019

A importância do trabalho em conjunto na assistência ao paciente

Na tarde da última quarta-feira (27), a equipe multidisciplinar promoveu uma aula especial para os médicos da Santa Casa de Araraquara sobre o Grupo de Orientação Multiprofissional para Alta Hospitalar (GOMAH), oferecido aos familiares e cuidadores de pacientes com necessidades de cuidados especiais no pós-alta.

Para a coordenadora da equipe multi, Priscila Lopez, o envolvimento médico no trabalho desse grupo, que já existe há cerca de três anos, é imprescindível e inadiável. “É importante não só para que os médicos compreendam o conteúdo que ensinamos aos cuidadores, mas também para atuarmos juntos nesse processo tão complexo de desospitalizar pacientes que dependerão do auxílio de um cuidador diariamente”, explica. Se o médico não considerar e enfatizar o quão importantes são essas orientações, o cuidador também não terá a devida dimensão e poderá realizar procedimentos inadequados que resultem em nova internação do paciente. “Assim como a indicação de um remédio é feita detalhadamente pelo médico, com os horários a serem ministrados em casa, por exemplo, o GOMAH também fornece informações importantes e extremamente necessárias, como não deitar o paciente na hora de se alimentar”, esclarece.

Atuando em conjunto para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, a Equipe Multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico clínico, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Para o médico e coordenador da equipe da Clínica Médica da Santa Casa, Henrique Carrascossi, a equipe multiprofissional é um grupo de profissionais indispensável no cuidado e para a segurança dos pacientes. “Trabalho na Santa Casa há 10 anos e percebi que, neste último ano, quando a equipe multidisciplinar estabeleceu uma rotina mais detalhada, evoluímos muito no cuidado global aos pacientes. A atuação da equipe é muito forte, principalmente na minha ala que é a clínica médica. Hoje, com certeza, a gente consegue dar uma alta para o paciente com mais segurança”, conta.

Para Carrascossi, a aula especial do GOMAH foi muito importante para aproximar as equipes e comprovar que o trabalho em conjunto é mais eficiente. “Com certeza os médicos aproveitaram muito esse momento para entender melhor o que a equipe multi faz. Esperamos que todas as especialidades solicitem esse apoio e que consigamos, cada vez mais, melhorar o atendimento, levando mais humanização e qualidade aos pacientes internados na Santa Casa”, finaliza.

Tags: equipe multi; gomah;