1º Simpósio da Equipe Multidisciplinar supera expectativas

01-02-2019

A Equipe Multiprofissional realizou na última sexta-feira (01/02) o 1º Simpósio com o tema “Um olhar integrado sobre o paciente disfágico”.

Participaram fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros, que são os profissionais mais envolvidos com os sinais de Disfagia na rotina hospitalar.

“O objetivo do simpósio foi retomar conceitos sobre o assunto, mostrar a visão dos diferentes profissionais sobre o mesmo problema e identificar oportunidades de melhoria no atendimento desse paciente”, explica a coordenadora da equipe multi, Priscila Lopez.

O que é a Disfagia?

Disfagia é a dificuldade que o paciente tem em engolir comida, água ou até mesmo a saliva.  Esse problema é muito comum em pacientes que sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC), Cirurgias de cabeça e pescoço, Demências, Doenças pulmonares, Traqueostomizados e em pacientes oncológicos.

As consequências da disfagia podem incluir desnutrição, desidratação e pneumonia. Porém, outros aspectos precisam ser considerados como o prejuízo na aceitação da dieta hospitalar devido à restrição de consistência dos alimentos e a possibilidade do paciente deixar de se alimentar pela boca, sendo indicada alimentação por uma sonda, por exemplo.

A Disfagia pode e deve ser evitada com diversas medidas preventivas, entre elas a manutenção do leito elevado, a frequência da higiene oral, a comunicação entre a equipe e a conscientização dos familiares que acompanham o paciente.

Tags: difagia; equipe multi; pneumonia