População de Araraquara e região ganha mais acolhimento e conforto com nova recepção da Santa Casa

19-07-2018

Além da moderna recepção central, revitalização da fachada inclui melhorias no setor de Urgência e Emergência, paisagismo, segurança e acessibilidade

Depois de nove meses em reforma, a Santa Casa de Araraquara reabre nesta quinta-feira (19/7) a recepção central para o público – na Rua Voluntários da Pátria (Rua Cinco). A estrutura física foi revitalizada de forma a preservar a arquitetura original, do século passado, sem deixar de lado a modernização pela qual o hospital vem passando nos últimos anos.

“Procuramos manter a identidade do projeto, a Santa Casa é um patrimônio afetivo da cidade. Gostamos dessa expressão carinhosa e queremos que a população tenha essa sensação ao entrar aqui”, diz o provedor da instituição, Valter Curi.

Pensando no bem-estar e na qualidade do atendimento prestado à comunidade, a Santa Casa entrega para a cidade e região uma recepção moderna, com ambiente climatizado, poltronas confortáveis e controle de acesso. Além disso, os setores assistenciais de Serviço Social, Ouvidoria e Núcleo Interno de Regulação (NIR) agora estão concentrados na recepção, organizados em um local de fácil acesso para os usuários.

A reforma na entrada da Urgência e Emergência, uma das principais portas do hospital, melhorou o fluxo, fundamental para a agilidade nos atendimentos de casos graves, e elevou os níveis de segurança (trânsito e acesso de pacientes) e de privacidade.

Para facilitar a locomoção de pessoas com necessidades especiais e pacientes em recuperação, que dependem temporariamente de cadeira de rodas, a calçada em frente à fachada foi adequada, tornando-se uniforme.

“É importante deixar claro que essa é uma obra que vai além da fachada. Há uma gama imensa de melhorias para que os pacientes, visitantes e acompanhantes sintam-se acolhidos desde sua entrada no hospital”, comenta Curi. “Mais árvores foram plantadas, o paisagismo valoriza o prédio, os bancos sugerem convívio, a calçada é pensada em função da acessibilidade, a rampa ao lado da escada, também”, enumera. “O acesso é pensado como um todo e para todos. Porque aqui nós não recebemos pessoas, nós acolhemos pessoas, o que é muito diferente”, afirma Curi.

Recursos próprios

Todo o trabalho de revitalização foi realizado com recursos próprios, o que atesta os resultados do modelo de gestão profissional adotado pela atual diretoria. “Como somos uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, empregamos os recursos dos convênios e atendimentos privados para financiar o SUS [Sistema Único de Saúde]. Essa é uma tendência já em prática em alguns dos principais centros de saúde do País”, explica o diretor-geral da Santa Casa de Araraquara, Jader Pires.

Para Curi, a obra fecha com chave de ouro um período de mais de dez anos de trabalho árduo. “Ainda não chegamos onde pretendemos, mas analisando o caminho que já percorremos até aqui e tudo que superamos, podemos afirmar que estamos na direção certa, sempre em busca da excelência”, avalia Curi.

Tags: revitalização; hospital filantrópico; gestão profissional