Deputado Federal Baleia Rossi anuncia repasse de emenda para Santa Casa de Araraquara

25-05-2018

A Santa Casa de Araraquara recebeu nesta sexta-feira (25/5), diversas autoridades, entre elas o deputado federal Baleia Rossi, e o ex prefeito de Araraquara Marcelo Barbieri, atualmente sub chefe de assuntos federativos do Governo da Presidência da República,  ambos do MDB-SP, para visita institucional e anúncio de repasse de emenda parlamentar. Por questões de agenda, a senadora Marta Suplicy, MDB – SP, não pode comparecer ao evento.

Após visita ao hospital no ano passado, a senadora se empenhou para incrementar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde prestados pela Santa Casa. Juntos, ela e o deputado vão repassar R$ 4,5 milhões de verba de custeio – sendo R$ 2,5 milhões da senadora e R$ 2 milhões do deputado. Os recursos devem ser enviados ainda no primeiro semestre deste ano e irão contribuir para a melhoria do atendimento.

“Minhas palavras aqui hoje são de gratidão, à todos vocês que colocaram os interesses da Santa Casa e da população de Araraquara e região em primeiro lugar,  por isso eu digo muito obrigado “, enaltece Edinho Silva, prefeito de Araraquara.

Para o deputado federal Baleia Rossi ajudar uma Santa Casa da região onde ele conseguiu muitos votos é o mínimo que ele poderia fazer. “É uma alegria poder estar aqui hoje. Como deputado federal eu procuro sempre ser parceiro das Santas Casas e confesso que estou bem impressionado com o que encontrei dentro deste hospital . Quando o Marcelo me acionou falando da importância dessa obra e contando  que a Marta já tinha estado aqui com seus assessores e dizendo que também precisava uma emenda minha como deputado eu prontamente atendi. Gosto de me envolver com as coisas que funcionam e a Santa Casa aqui de Araraquara funciona” conta.

Esse repasse oxigenará o fluxo de caixa e, assim, o hospital terá a possibilidade de ampliar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, que atualmente conta com 14 leitos. “Pretendemos [Santa Casa] ter 24 leitos SUS de UTI Adulto para atender a comunidade regional. Em função do aumento da expectativa de vida da população [75,8 anos, segundo o IBGE], sentimos a necessidade de expandir o número de leitos. Essa verba para custeio de despesas ajudará a equilibrar o caixa e, então, teremos a oportunidade de pensar em investimentos para melhorar a vazão no atendimento SUS da cidade e da região”, explica o provedor da Santa Casa, Valter Curi.

Articulação

Todas as articulações foram feitas Barbieri, com auxílio do assessor da senadora Marta Suplicy Marcos Daniel.

Marcos Daniel conta que se sente muito honrado em participar desse movimento. “Eu me sinto feliz e orgulhoso de fazer parte dessa articulação tão importante para Araraquara, que dará à cidade a possibilidade de resolver o grande gargalo da saúde, que está na insuficiência de leitos para a UTI”, comenta.

Para Barbieri, o dinheiro vai ajudar a Santa Casa e a saúde da população. “Fico muito feliz em contribuir com a minha cidade. Foram muitos envolvidos nessa parceria, e gostaria de agradecer o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, e, sem dúvida, o presidente Michel Temer. Agradeço especialmente a senadora Marta Suplicy e o deputado federal Baleia Rossi. Nada disso poderia ser realizado sem o apoio deles”, enaltece Barbieri.