Santa Casa e Secretaria de Saúde se unem buscando melhorar atendimento pós-alta hospitalar

19-04-2018

Na tarde de ontem (18), a equipe multidisciplinar da Santa Casa de Araraquara participou de mais uma etapa de uma série de reuniões com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade para falar sobre alta responsável e clínica ampliada.

A reunião teve como objetivo aproximar as Unidades Básicas e a Santa Casa para garantir a integralidade e continuidade do cuidado do paciente por meio da alta responsável.

“Todos os pacientes que recebem alta e vão para suas casas, saem da Santa Casa com os documentos de encaminhamento para o posto de saúde de sua referência e são orientados sobre todos os cuidados que precisam ter e para onde devem se dirigir. Esse processo serve para garantir que o paciente irá continuar com seu tratamento.”, explica a coordenadora de humanização do hospital, Lisliane Panosso.

A alta responsável é preconizada pela Política Nacional de Humanização (PNH) e tem como objetivo promover o atendimento do paciente em sua totalidade, visando o retorno tranquilo para sua residência e qualidade de vida no pós-alta, diminuindo consequentemente o retorno antecipado e desnecessário ao hospital.

Atualmente a Santa Casa conta vários dispositivos de humanização preconizados pela PNH: Clínica Ampliada,e xxxxxxxxx .

A Clínica Ampliada é um recurso que a equipe multidisciplinar utiliza para discutir com o médico e demais profissionais sobre o quadro clínico do paciente, utilizando alguns critérios estabelecidos. “Ela é ampliada também no sentido de se pensar que todo profissional de saúde participe ativamente dos cuidados desse paciente, contribuindo para o tratamento com mais segurança e mais qualidade. No momento da discussão, o serviço social informa ao médico tudo que o paciente irá precisar para a alta”, explica a coordenadora da equipe multi, Priscila Lopez.

Tags: alta responsável; clínica ampliada; equipe multidisciplinar