Hospital - Santa Casa de Araraquara

 

HOSPITAL

Notícias

Santa Casa participa do Primeiro Fórum “Somos SUStentáveis”

14-03-2018




A Santa Casa de Araraquara participou, nesta segunda-feira (12), do 1º Fórum “Somos Sustentáveis”, da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). O evento ocorreu em São Paulo e contou com cerca de 900 pessoas, de 23 Santas Casas do Estado.

O Fórum teve como objetivo demonstrar e tornar pública a evolução do programa Santas Casas SUStentáveis e os avanços de gestão, bem como os resultados qualitativos que os hospitais participantes alcançaram. Além de valorizar os hospitais e suas novas responsabilidades, integrar a rede de saúde e promover a troca de experiências de sucesso e registro de novos processos de gestão hospitalar e de serviços do SUS.

O evento comemorou os três anos do programa, com premiação de experiências e trabalhos de êxito de profissionais e hospitais que se destacaram. Além disso, ocorreram debates promovendo o engajamento dos hospitais filantrópicos classificados como estruturantes, estratégicos e de apoio.

 “O programa Santas Casas Sustentáveis está em consonância com o que nós já vínhamos praticando no hospital: um modelo de gestão profissional que evoluiu de forma que a gestão administrativa e o cuidado com o paciente estão totalmente interligados”, cita o Diretor Geral da Santa Casa, Jader Pires.

Este programa contribui para o desenvolvimento de um parque hospitalar de referência no estado, capaz de prestar serviços de saúde de qualidade e resolutivos, de média e alta complexidade, que atendam as necessidade e demandas da população, em especial aquelas encaminhadas pelo setor de regulação do acesso, e integrar as redes de atenção à saúde no estado. “O programa contribui financeiramente desde que você cumpra uma série de indicadores para que consiga, além do financiamento, melhorias em estrutura física, recursos tecnológicos, pessoas e processos. Logo, as Santas Casas Sustentáveis tem total relevância para o caminho de evolução que o hospital vem trilhando nos últimos três anos”, comenta o diretor.

Foram três categorias premiadas para três hospitais diferentes, são eles: categoria “Qualificação da Gestão” – prêmio para Santa Casa de Marília; “Sustentabilidade” – prêmio para Santa Casa de Araçatuba e “Assistência e Segurança do Paciente” – prêmio para Santa Casa de Piracicaba.

Estavam presentes os deputados estaduais, Itamar Borges e Marco Vinholi, o Secretário de Saúde do Município de São Paulo, Wilson Pollara e o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip. “Queremos mostrar para o governo do estado de São Paulo, que é criador e mantenedor do programa, e também para a sociedade, que os investimentos feitos foram bem utilizados e os resultados são facilmente observados no atendimento à população regional, que é usuária do sistema público de saúde”, conclui Jader.

Além de concorrer à premiação, a Santa Casa de Araraquara também participou de parte da organização do evento. O diretor geral esteve presente em uma das mesas de discussão, intitulada “a importância dos indicadores para a medição dos resultados e aprimoramento da gestão”, junto à doutora Marisa Madi, diretora executiva do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

 



ACESSO RÁPIDO