Hospital - Santa Casa de Araraquara

 

HOSPITAL

Notícias

Santa Casa de Araraquara é contemplada com equipamento de radioterapia de última geração

01-03-2018




A Santa Casa de Araraquara receberá do Ministério da Saúde, através do Plano de Expansão da Radioterapia (PerSUS), um acelerador linear – equipamento que ampliará o tratamento de radioterapia na região. “Este equipamento vem para substituir o que a unidade já possui e para melhorar o atendimento de radioterapia na região. Com ele esperamos atender cerca de mil pacientes por ano”, explica o Diretor Geral da Santa Casa, Jader Pires.

Para abrigar o novo equipamento, a Instituição está trabalhando na ampliação física do espaço da Radioterapia, visto os aceleradores lineares serem equipamentos de alta complexidade tecnológica e não poderem ser instalados sem os devidos cuidados com a proteção radiológica. “As instalações exigem espaço físico com características diferenciadas, uma vez que envolvem sistemas de climatização específicos, estrutura elétrica capaz de suportar a tensão do equipamento e maior espessura das paredes.”, conclui Pires.

De acordo com o coordenador médico dos serviços de radioterapia da Santa Casa de Araraquara, João Victor Salvajoli – que também é coordenador do serviço de radioterapia do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), do Instituto de Radiologia (InRad) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Hospital do Coração de São Paulo – o equipamento trará mais qualidade para o serviço de radioterapia. “Com o novo equipamento e as novas instalações, proporcionaremos maior conforto para os pacientes e passaremos a contar com um serviço moderno, comparável aos dos grandes centros, assim evitando que os pacientes tenham que se deslocar para outras cidades.”, explica.

Atualmente o hospital já oferece diversos cuidados para o tratamento contra o câncer, como cirurgias oncológicas e sessões de quimioterapia. E esse novo equipamento se alinha às diretrizes que a Santa Casa está adotando, prezando ainda mais pelo cuidado integral do paciente.



ACESSO RÁPIDO