Mutirão PECA traz saldo positivo para a Santa Casa de Araraquara

01-02-2018

De 24 a 31 de janeiro, a Santa Casa de Araraquara foi palco de 30 cirurgias de média complexidade para pacientes selecionados pela Secretaria de Saúde, participando da 14a edição do Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (Peca). O mutirão de atendimentos médicos gratuitos para toda a população foi promovido na cidade pela Prefeitura Municipal em parceria com as Santas Casas de São Paulo.

Mais de 300 profissionais, entre médicos, residentes e alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, realizaram consultas gratuitas em diversas especialidades. O mutirão contou ainda com palestras e ações preventivas na área da saúde.

Também foram oferecidas consultas especializadas e atividades no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA 3), no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e na Umed (Unidade Médica de Diagnóstico).

Segundo a coordenadora do centro cirúrgico Cibely Silva Tiezi Oliveira a equipe estava preparada para este mutirão “realizamos várias reuniões para organizar todos os processos de escolha dos materiais a reserva de leitos, pensamos com muito cuidado em todos os detalhes, mas, o mais importante foi proporcionar um setup de sala pequeno e com muita qualidade” explica.

Para o provedor da Santa Casa Valter Curi, a vinda do programa para a cidade gerou inúmeros benefícios, além de um misto de emoções. “Em conversas com a secretária de saúde e o prefeito, optamos por realizar o mutirão em um bairro que possui cerca de cinco mil famílias e ainda possui uma grande deficiência na área de atenção à saúde. Eu agradeço os professores da Faculdade de Medicina de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que foram pessoas fundamentais para o novo caminho traçado para a Santa Casa de Araraquara e, confesso que fiquei muito emocionado e satisfeito de poder participar de tudo isso”, conta.

Sobre o Programa

O Peca é realizado desde 2005 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e tem como objetivo promover a saúde por meio de atendimentos médicos gratuitos em várias cidades de São Paulo.

A 14ª edição teve o patrocínio da Fundação Itaú Social e do Hospital Samaritano, contando também com o apoio daAstus Medical, da Colgate e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.