Centro de Ensino e Pesquisa forma a primeira turma de Aprimoramento Médico em Ortopedia e Traumatologia e a segunda turma de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

01-03-2021

A Santa Casa de Araraquara, há nove anos, é um centro de ensino e pesquisa, credenciado pelo Ministério da Saúde. Esse credenciamento possibilitou que a instituição se tornasse referência para a qualificação e formação de profissionais, além de fomentar a pesquisa acadêmica e a realização de ações que buscam o aprimoramento profissional e pessoal dos estudantes.

Atualmente, o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) conta com quatro tipos de atividades educacionais, sendo: Estágio – o hospital recebe cerca de 500 alunos por mês de instituições de ensino, vindos da Uniara, Unesp, Centro Técnico Paula Souza, CETEC e Senac; Residência Médica – em parceria com a Uniara, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade; em Residência Uniprofissional, em parceria com a Unesp, na área de Buco Maxilo Facial; Aprimoramento Médico – o hospital é credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR); por fim, a última atividade educacional oferecida pelo Centro de Ensino e Pesquisa, em parceria com o HOIP,  é em Especialização Médica – credenciada pelo Colégio Brasileiro de Oftalmologia.

O doutor Douglas Barreto Lamante, formando da equipe de Radiologia, explica que a residência não é a melhor fase da vida do médico, mas é extremamente importante. “Foram três anos cansativos, corridos, mas de muito aprendizado. Tive a sorte de ter chefes sensacionais, sempre acessíveis e dispostos a ajudar e meus companheiros de residência foram incríveis, aprendi muito. Assim, fazer a residência na Santa Casa, com este ambiente, estrutura e profissionais, deixou tudo mais simples. Foram três anos intensos, mas incríveis”, conclui.